MANUAL DE INSTALAÇÃO

Manual de Instalação para Dry Cell kits.


 Itens que  compoem o   Kit   Gerador .

1. Gerador de hidrogênio  ( eletrodos( em chapas )  de inox 316 L de 0,80 mm , chapa de sustentação de acrilico 10mm  , parafusos , arruelas e porcas sextavadas auto-travantes em inox 304 , vedação entre chapas com aneis em viton 75 que não deforma e suporta temperaturas até 300 graus.

2. Reservatório de água borbulhador ( aço  304L de 2mm  , com sistema de fechamento em inox 304 tipo  (SMS )  , visor de nível 1/2" em acrílico  e conectores especiais  que suportam
produtos químicos ( eletrólitos).
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3. Válvula de controle HHO ( controlador de fluxo pneumático  embutido na tampa (sms) do  borbulhador ) serve tanto como corta fogo quanto enibe a passagem de líquidos .

4. Tubos especiais suportam produtos químicos  e acessórios para engates dos mesmos. 

5. EFIE ( controlador de sonda Lambda ).

O que você precisa para instalar as unidades ou kit.

1.   Conectores de fios . 

2.
 
 Utilize fio de 2,5 mm no mínimo para resistir a  amperagem .

3.  Interuptor LIG/DES ( instalar dentro do veículo).

4.  Relé - minimo 40A ( usamos relé como interruptor  do circuito  para ligar e desligar o sistema  desta forma não sobre carrega o botão lig/des)

5. Amperímetro OU PWM( C/ AMP) ( equipamento necessário para monitorar a amperagem do gerador )

6.  Um teste DC ou multímetro( COM AMPERíMETRO ).

7.   Usar SOMENTE  água destilada  ou bi-desmineralizada  usada para completar bateria  de carros .

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Eletrólito - Não use bicarbonato de sódio na DRY CELL unidades. utilizar apenas  NaOH (sóda cáustica pura ou min 98%) ou kOH( hidróssido de potássio )

PREPARAÇÃO DA SOLUÇÃO COM  ELETRÓLITO PARA INSTALAÇÃO ( Gerador  com PWM).

OBS: SE FOR INSTALAR UM GERADOR COM UM PWM , DISSOLVA  DE UMA A DUAS COLHERES DE SOPA RASA OU(10 a 20gramas) DE ELETRÓLITO( SODA CÁUSTICA ) EM DOIS LITROS  DE ÁGUA DESTILADA OU BI-DESMINERALIZADA  E VÁ  COLOCANDO  NO BORBULHADOR  ATÉ A ÁGUA  APARECER NO VISOR DE NÍVEL . PARA MAIOR SEGURANÇA OU PARA QUE NÃO HAJA PERIGO DE  DANIFICAR O PWM ,  CONFIRA COM UM ALICATE  AMPERIMETRO OU MESMO UM AMPERIMETRO  ( SEM SER O DO PWM )SE AMPERAGEM NA SAÍDA DO  GERADOR NÃO ULTRAPASSA 25A  ANTES DE INSTALAR O PWM , ISTO EVITA DANIFICAR O PWM POR EXCESSO DE AMPERAGEM QUE NO CASO DO PWM DE 30A NÃO PODE ULTRAPASSAR OS 25A E O PWM DE 50A  45A É A MÁXIMA PERMITIDA .
OBS: SE A ÁGUA COMEÇAR A MUDAR DE COR OU SEJA ( MARROM  OU ESVERDEADA ) PARE IMEDIATAMENTE O GERADOR E VERIFIQUE  A QUALIDADE DA SoDA OU DA ÁGUA )


PREPARAÇÃO DA SOLUÇÃO com  ELETRÓLITO PARA INSTALAÇÃO ( SEM O PWM)

Coloque a água no reservatório  até aparecer no visor de nível, ligue o gerador com o carro ligado e observe se a amperagem atinge o limite mínimo recomendado para seu veículo ( Obs: siga tabela abaixo).  Deixe o gerador funcionando durante 10minutos , se for necessário acrescente  mais alguns eletrólito até ele atingir a amperagem  desejada. Deixe agir durante  mais 30 minutos e verifique  se o amperímetro não ultrapassa o limite máximo  indicado na tabela abaixo Se for mais do limite, tire um pouco de água com eletrolito  e adicione somente água pura ( somente água destilada ou bi-desmineralizada) para baixar a amperagem,  então você terá a melhor solução de eletrolito para o seu GERADOR. 

  SIGA AS RECOMENDAÇÕES  DE AMPERAGEM PARA CADA VEÍCULO

DC 0011   ------ de 1.0 L  á  2.2 Litros ( cilindras )

 1.0 L  -------------------  6A    á    8A

1.4 L -------------------- 8A  á   12A

1.6 L -------------------- 10A  á   14A

1.8 L -------------------- 12A  á   16a                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    2 .2 L -------------------- 18A  á    20A                    



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DC 0021  ------- de 1.8 L   á   5.0 L

  1.8 L  ---------------------- 14A   á   16A

2.0 L ----------------------- 18A   á   20A

3.0 L ----------------------- 22A   á   25A                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    4.0 L -----------------------27A   á  30A.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       5.0 L ---------------------- 32A  á 36 A                           





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DC 0031 ------  de 3.0 L   á  7.5L   ( OBS: usar  PWM 50A )

3.0 L -------------------  22A  á  25A

4.0 L ------------------- 26A   á  30A

5.0 L ------------------- 30A   á 35A

6.0  L ------------------- 36A  á  40A                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  7.0 L -----------------42A. á. 46A




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DC 0041  -------- de 6.0 L  á  10.0 L ( OBS:  usar   PWM  50A )

6.0 L --------------- 35A    á  38A


7.0 L --------------   38A    á  40A


8.0 L --------------   42A  á   45A                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              9.0 L ---------------47A. á 50A.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  10.0 L ------------------52A. á 56A

00


Obs: teste com um amperimetro externo que corrente o gerador esta consumindo , não ligue o pwm enquanto não  certificar que a amperagem não ultrapassou a máxima  recomendada , pwm 30A , 28 amperes , pwm 50A  , 48 amperes



CUIDADO:a  soda caustica tem que ser pura, se tiver outro elemento vai danificar as placas do gerador , esta soda que usamos geralmente é empregada na fabricação de sabão ou produtos sanitários e geralmente vem descrito no rótulo seu grau de pureza , caso a água do gerador começar a mudar de cor repentinamente pare imediatamente  e verifique  a soda , se isto ocorrer o gerador deve ser desmontado e limpo com 
gel passivador  ( ácido nítrico ) substitua  a soda pela recomendada .

   
 


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Instalação elétrica

Para iniciar a instalação da parte elétrica, começamos  com o relé , não podemos ligar diretamente  o gerador.




Esquema de instalação  com o PWM 


dricell_(com_PWMccc)





































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Esquema instalação sem o PWM .
 



 
dricell_(spwmccc)








































 Instalação do relé.

Olhe para o fundo do relé, você pode ver, há números em pontos de conexão.

Os números indicados:    


# 30 Ligar fusível e  positivo(+) da Bateri

# 87  ligar positivo (+) do Gerador , (ver parafuso na parte de cima do gerador , lado com menor números de placas presas a ele

# 85   ligar na ignição (+), e  a  um interruptor dentro do carro para que se possa ligar / desligar o gerador 

# 86 conectar a carroçeria (aterramento)
 

     
 rele__ccc
























 







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ESQUEMA   GERAL  DE INSTALAÇÃO com PWM

           
diagram-efie_corrig_comPWM  






















        



















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Esquema geral de instalação sem o PWM.

  diagram-efie_spwm






























































  Dicas: 
  a sonda lambda geralmente tem 4 fios a marca boch ( o  padrão de cores de fios é  2  cinzas , 1 branco e 1 preto  o preto neste caso é o oscilante  cortá-lo  e fazer a ligação como mostra no esquema)  
 
 se o carro falhar  após a instalação   tire o cabo da bateria e deixe  4 horas desligado , este procedimento  ajuda a apagar cod de erros de injeção , se o carro continuar falhando  entre com um scaner automotivo e apague todos os cod de erros auto adaptativos e de um reset , se mesmo assim continuar falhando verifique a sonda lambda  seus tempos de abertura e fechamento originais , carros com mais de 60000 km podem apresentar este problema , neste caso tem que substituir a sonda lambda , se mesmo assim não estabilizar ou não der econômia 
tente outro método   tipo controlador map/maf, chip volo  ou EFIE ( importados) . estes ítens podem ser encontrados nos sites  www.fuelsaver-mpg.com   , www.hhokistdirect.com ou www.voloperformance.com . pode ser achado também no mercado livre .
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Manual de manutenção ou limpeza

Passo a passo, como limpar a Dry Cell Kits Generator.

1.   Este gerador foi projetado para nao sujar , mas para isso se deve tomar muito cuidado para não contaminar o sistema ,use sempre água destilada de boa qualidade e eletrolito recomendado  no caso soda caustica de minimo 98% de pureza
Obs: pode ficar mais de 100.000 km sem precisar de limpeza . caso necessite  liga as instruções 

Para abrir o gerador , para qualquer tipo de manutenção ou reparo siga as orientações abaixo:




1.
 
  Abra o gerador girando o parafuso anti-horário.




2.
 
 Certifique-se que a camada externa é aberta em linha reta , observe e anote em um panel as posições das placas antes de desmontar  .






3. Se for limpar( lembrando que este modelo de gerador não suja , mas se for necessário em caso de alguma contaminação indesejada ) use  esponja scotch brite para limpeza das placas , não use bombril ou licha de ferro , pois contamina as placas , se possivel passe um gel decapante depois de limpas  (ácido nitrico)  e enchague com água destilada antes de montar, limpe também as borrachas de vedação.












5.
 
 Quando você desmontar as unidades, certifique se os anéis de borracha estão bem posicionados antes de montar .


 





6.    Coloque placa por placa com a vedação de borracha , observando suas posições 









7.
 
  Em um lugar plano, rosqueie as porcas de volta no sentido horário .















8.
 
 Manualmente aperte as porcas  para obter o espaço preciso entre as camadas.














9.
 
 Certifique-se se o espaçamento é correto seguindo a medição abaixo.




 



Medido a partir da camada transparente exterior (como na foto)


1.  ( DC 0011 -22P2C )  - 57.2 mm


2.  ( DC 0021 -42P4C )  -  89.2 mm


3.  ( DC 0031-62P6C) - 121.2 mm


4.  ( DC 0041-82P8C) - 153.3 mm








Pronto para instalar de volta no  seu veículo.

  
                                                      TERMOS DE GARANTIA 


A garantia é de 6 meses contra qualquer defeito de fabricação , a garantia não sera coberta no  caso  de instalação incorreta  ex: curto circuito , água imprópria , 
eletrólito ou soda cáustica que não seja pura ou min 98% .
 




 

 

   
   
 
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